Mulheres protagonistas nas finanças

Mulheres protagonistas nas finanças

As mulheres desempenham um papel crucial no panorama financeiro das famílias brasileiras, revela o estudo “A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras” da Serasa, onde 93% delas possuem uma participação ativa e 32% são identificadas como as principais responsáveis pelo sustento do lar. Paralelamente, dados da ABAC mostram que 45% dos participantes de consórcios são mulheres.

Além de suas múltiplas responsabilidades, tanto dentro quanto fora de casa, as mulheres também lideram na gestão das finanças familiares, conforme aponta o estudo conduzido pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa, que entrevistou 2.131 mulheres de todas as regiões do Brasil. Elas são as principais responsáveis pelo pagamento das contas básicas, pela organização financeira geral e pela resolução de pendências financeiras.

Essa tendência, segundo a psicóloga Valéria Meirelles, reflete as mudanças no perfil e comportamento das mulheres, que estão cada vez mais independentes financeiramente. “Casadas, solteiras, separadas, com ou sem filhos, hoje as mulheres ingressam no mercado de trabalho sem receio e assumem o controle de suas próprias finanças”, afirma Valéria, doutora em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia do Dinheiro.

Valéria observa uma maior visibilidade e relevância das mulheres no aspecto econômico. Anteriormente, apesar de contribuírem significativamente para a economia doméstica através do que era chamado de ‘economia do cuidado’, seu papel não era devidamente reconhecido. “Mesmo sem gerar renda, elas economizavam em despesas ao cuidar da casa, porém não eram reconhecidas como líderes nesse processo”, completa a psicóloga.

Fonte: ABAC

Voltar