ENTENDA O CONSÓRCIO

ENTENDA O CONSÓRCIO

O que é consórcio?
Consórcio é uma modalidade de crédito destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços. Baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, este sistema tem por finalidade a formação de uma poupança comum que, de acordo com as regras previstas em contrato, garante a todos os integrantes do grupo a aquisição do seu respectivo bem. Em poucas palavras, consórcio é a arte de poupar em grupo.

O Banco Central do Brasil
De acordo com a Lei nº 11.795/2008. O BACEN é a instituição responsável pela normatização e fiscalização das atividades de todas as administradoras de consórcios do Brasil.

Administradoras de Consórcios
São empresas autorizadas pelo Banco Central para efetuar a venda de cotas e a administração dos grupos de consórcio em todo o território nacional.

Contrato de participação no grupo de consórcio
O contrato é um documento que estabelece as obrigações e direitos de todos os participantes de um grupo de consórcio. Ele define também as responsabilidades da administradora e as regras para aquisição do bem.
Dicas para aquisição de uma cota:
Leia atentamente todas as cláusulas do contrato Certifique-se quanto ao crédito indicado no contrato, duração do grupo e as garantias que deverão ser fornecidas quando da contemplação Verifique as possibilidades de optar por crédito de menor ou maior valor antes da contemplação, bem como, as formas de antecipação de pagamento de parcelas Exija sempre um comprovante dos pagamentos efetuados Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Administradora ou com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios)


Perguntas Frequentes

O que é Grupo?
Grupo de consórcio é um conjunto formado por pessoas cujo objetivo e adquirir algum tipo de BM, como por exemplo, imóveis, móveis e serviços.

O que é Cota?
Cota é o número de identificação do consorciado dentro do grupo.

O que é administradora de consórcios?
É uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil a formar e administrar grupos de consórcios.

O que é taxa de administração?
É o percentual cobrado pela administradora pelos serviços prestados ao grupo de consórcio.

O que são assembléias?
Assembléias são reuniões mensais realizadas pela administradora para definir contemplações por meio de lances e sorteios. As assembléias são divididas em duas modalidades: ordinária e extraordinária. A ordinária destina-se à contemplação dos consorciados na forma contratual; as assembléias extraordinárias são realizadas para deliberar sobre outros assuntos relativos ao grupo.

O que é e como funciona o lance?
O lance é uma forma de contemplação, as ofertas variam de 10% até o valor da quitação, podendo as mesmas ser registradas, secretamente, até a data das Assembléias Geral Ordinária. O lance vencedor será o de maior percentual de amortização do valor do bem, que somado ao saldo do grupo, possibilite a contemplação.

Modalidade de Lance
Lance livre: é a oferta de qualquer percentual acima de 10% até o valor de quitação.
Lance embutido: esse tipo de lance é descontado do valor do crédito no ato da contemplação. O percentual permitido a ser ofertado é definido pela administradora.

Posso participar das assembleias mesmo estando em atraso com uma ou mais parcelas?
Não, participar das assembléias só é permitido aos consorciados que estejam rigorosamente em dia com as obrigações estabelecidas no contrato.

Caso seja contemplado como fico sabendo?
A partir das 15h do dia seguinte às assembléias, a Administradora disponibiliza os resultados dos grupos participantes. Este resultado poderá ser consultado diretamente na administradora ou pelo site. Os consorciados contemplados receberão uma notificação no endereço indicado.

Se eu for contemplado, tenho que pagar o lance na hora da assembléia?
Não, conforme estabelecido no contrato, o consorciado terá um prazo para efetuar pagamento do lance ofertado.

Como devo proceder caso não receba o boleto de cobrança?
Caso não receba até a data do vencimento, o consorciado deve entrar em contato com a administradora pelo telefone (16) 2111-1000, através do qual será providenciada a emissão de uma segunda via de boleto. O não recebimento do boleto não isenta o consorciado do pagamento de multa e juros.

Como solicitar a alteração de endereço?
O consorciado que necessitar alterar seu endereço de correspondência deve enviar um novo comprovante de residência à administradora.

Posso antecipar o pagamento da parcelas?
Sim, neste caso o pagamento das parcelas será feito na ordem inversa, reduzindo o saldo devedor.

Nova Lei do Consórcio
Com a finalidade de regulamentar as atividades de consórcio em nosso país, em 08 de outubro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.795. Esta lei trouxe vários benefícios e ampliou as garantias aos usuários do sistema de consórcio. Segue abaixo alguns pontos trazidos por esta lei.

Novas modalidades de consórcio
Uma das principais mudanças proporcionadas pela nova lei é a abertura do mercado de consórcios para os segmentos de serviços. Antes, apenas bens móveis e imóveis podiam ser adquiridos via consórcio. Hoje é possível adquirir consórcios para fazer uma cirurgia plástica, viagens, cursos de especialização, casamentos, entre outros.

Uso da carta de crédito para quitação de financiamentos
Utilização do crédito, após a contemplação, para quitação total de financiamento em nome do próprio consorciado, tanto para o consórcio imobiliário, como para o de automóvel.

Uso da carta de crédito para aquisição de imóvel na planta O consorciado contemplado, pode adquirir um imóvel vinculado a empreendimento imobiliário, desde que ofereça outro imóvel como garantia e respeite as demais condições descritas no Contrato de Adesão.

Saldo do crédito para quitação de despesas tributárias do bem adquirido
A Lei determina que, se o valor do bem for inferior ao valor do crédito, o saldo restante poderá ser utilizado para pagamento de despesas tributárias, como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro. Para isso o valor dessas despesas não deve ultrapassar o limite de 10% do valor total de crédito.




about us